#reflexões 

Reloj de tiempo

Eu me encontrava lendo um livro chamado “A Cabana” que é sobre um pai que sofre uma tragédia familiar que logo pesquisando respostas encontra três personagens especiais que o ajudam no processo de encontrar a si mesmo e conciliar o seu passado. Numa parte do livro quando Mack, o protagonista, estava perto dum lago falando com um dos personagens especiais, este faz uma pergunta que cito eu aqui:

Então me diz: onde você fica a maioria do tempo na sua mente, na sua imaginação: no presente, no passado ou no futuro?

Mack pensou um tempo antes de responder: —Suponho que teria que dizer que levo pouco tempo no presente. Levo a maioria do tempo no passado, embora quase tudo o tempo restante tento imaginar o futuro.

—Como a maioria da gente…

Me senti identificado com o sentir de Mack. Me fiz pensar se minhas preocupações e minhas espectativas fossem porque, na minha mente, penso muito no passado ou no futuro. Isto me faz refletir que não sou o único que se acha assim. Então pensei, quão diferente ficariam as coisas se me focar mais no presente?, Se eu tivesse mais confiança no futuro e… Aprendesse mas não vivesse no passado.

Mack era um homem muito atribulado, o qual seu triste passado o perseguia e não lhe deixava achar felicidade. Ficar pensando no seu passado e nas coisas que não podia mudar eram a causa de uma Grande Tristeza. Além disso a incertidumbre das coisas por vir não deixavam ele desfrutar do presente como pode ser que pudesse.

Quantos de nós estamos nessa situação? Eu pessoalmente, estou nesse estado muitas vezes e sei que vocês também. Não acham que muitos dos Pessoal que causam ansiedade, temor, estresse e incertidumbre podem ser causados por pensar em realidades que não aconteceram e que pode ser que não aconteçam? Sinto que viver no presente, nos concentrando nas coisas que sim estão sob nosso controle, poderia nos ajudar a lidar melhor com nossa vida e afrontar com melhores bases o futuro. Pensar menos no amanhã e consertar o agora pode ser muito mais efetivo além de ser uma melhor inversão do nosso tempo.

Na realidade o futuro não existe e não sabemos se vamos estar aí, Porém estamos neste momento vivos, no presente. Há muito do presente que precisa de nossa atenção e dedicação para perder o tempo nas coisas que não podemos mudar ou que tem acontecido.

Espero que o conselho dito a Mack de viver no presente e ter mais confiança no futuro seja de ajuda para cada um de nós e que nos ajude a levar vidas mais plenas.

Compartilhar

Relacionados


Você não está no controle

Procrastinar é extremamente fácil

Você não tem que ter a razão